Mobi Notícia

O poder da transformação: quando você acredita, tudo muda

Por Isabel Fernandes – Gerente Jurídica da Mobibrasil

Nós, mulheres, historicamente fomos ensinadas a ocupar determinados lugares, a nos comportar de formas pré-definidas e, muitas vezes, a desacreditar da nossa própria capacidade. Essa construção cultural nos fez carregar, por muito tempo, a ideia de que alguns espaços não eram para nós. Que certas profissões seriam inalcançáveis. E que, para chegar onde queríamos, seria difícil demais.

Talvez você esteja se sentindo assim agora. Ou talvez conheça alguém que esteja passando por isso. Eu entendo. Durante anos, mesmo já formada em Direito, eu não acreditava que conseguiria ser aprovada no exame da OAB. Tentei duas vezes, sem sucesso. Isso me fez acreditar que talvez aquilo não fosse para mim. E desisti. Desisti de mim.

Fiquei em um lugar de conforto — ainda que desconfortável internamente. Cada vez que alguém me perguntava se eu não iria tentar de novo, sentia um misto de vergonha, frustração e medo. Medo de tentar e falhar mais uma vez. Até que, em um momento muito especial da minha trajetória, quando eu era gerente de licitações e contratos em um importante órgão público em São Paulo, um amigo querido, que infelizmente já não está entre nós, me disse algo que mudou tudo:

“ Você não percebe que já é uma advogada? Que todas as decisões aqui são fundamentadas por você? Você só não se reconhece como tal”.

Naquele instante, algo dentro de mim se transformou. A dúvida deu lugar à certeza . A insegurança foi tomada pela convicção de que eu podia — e iria — passar. E passei.

Depois de 13 anos formada, eu finalmente conquistei minha carteirinha cor-de-rosa da OAB. E com ela, muitas portas se abriram. Foi assim que cheguei à Mobibrasil — empresa pela qual tenho profundo carinho e à qual sou imensamente grata por me permitir contribuir e, ao mesmo tempo, crescer.

Essa oportunidade veio por meio de uma grande amiga, Maria Lúcia Begalli, a Malu , como a chamo com muito afeto (advogada reconhecida por todos como uma profissional incrível). Uma mulher que considero não apenas amiga, mas uma mentora para a vida. Malu me abriu muitas portas — e nem imaginava que, através dela, eu encontraria outras três mulheres incríveis que mudariam minha trajetória: Niege, Tatiana e Andrea. Três mulheres fortes, vindas lá de Pernambuco, que acreditaram em mim aqui, na cidade das oportunidades: São Paulo.

Foi aqui, na Mobibrasil, que tive a chance de conhecer tantas outras mulheres extraordinárias que fazem a diferença todos os dias. A lista é longa: Sônia, Roberta, Sara, Deise, Angela, Vanessa, Seidy, Paloma, Odenilda, Luciana, Flávia, Elaine, Shirley, Mônica, Ana… e tantas outras. Me perdoem por não citar todas — nosso celeiro de talentos femininos é imenso!

Mas hoje, quero destacar uma delas: Sônia.

Sônia é hoje nossa Advogada Especialista em Direito do Trabalho. Mas nem sempre foi assim. Por muito tempo, mesmo sendo uma incrível profissional, ela também acreditava que não era capaz de passar na OAB e assumir a posição de advogada. Um dia, conversando sobre seu excelente desempenho como analista sênior, algo acendeu dentro dela — o mesmo que um dia acendeu em mim. Ela decidiu estudar. Tentou. E conseguiu!

A empresa, reconhecendo seu esforço e sua competência, a nomeou como Advogada Especialista. 

Ver esse ciclo se repetir me emociona . O apoio que recebi no passado, eu pude passar adiante. E tenho certeza de que a Sônia também o fará com outras mulheres. Isso é sororidade . Isso é o poder da transformação quando alguém acredita em si — e quando outra pessoa também acredita junto.

Como diz Niege , VP da Mobibrasil:

“Sozinhos, podemos ir mais rápido. Mas juntos, vamos mais longe.” Essa frase me inspira todos os dias.

E é por isso que, a partir desta edição, as colaboradoras ou colaboradores da Mobibrasil poderão contar a história de uma mulher que te inspira aqui dentro. Vamos escrever juntas essa grande rede de reconhecimento.

Essa é apenas a primeira história. Outras virão. Porque juntas, movemos o futuro com mais equidade.

Compartilhe este post