BRT Sorocaba lança Campanha Gentileza – Um chamado à solidariedade no transporte público

O BRT Sorocaba, que faz parte do Grupo MobiBrasil, lançou a Campanha Gentileza, uma iniciativa pensada para incentivar comportamentos mais solidários, cordiais e respeitosos entre os passageiros do transporte público. O principal objetivo é promover uma mobilidade mais humana e consciente, reafirmando a importância da civilidade e cidadania durante as viagens. As mensagens da campanha são disseminadas diariamente no circuito digital das TVs internas dos terminais, estações e ônibus do BRT, com foco em práticas de acolhimento e na coletividade.
Realizar deslocamentos de ônibus é a realidade da maioria das pessoas em grandes centros urbanos, e em Sorocaba, no interior de São Paulo, essa dinâmica não é diferente. Embora os passageiros compartilhem o mesmo objetivo de chegar ao seu destino, eles convivem sem conhecer em detalhes a realidade uns dos outros.
Nesse contexto, a Campanha Gentileza aborda a questão dos assentos preferenciais, que são designados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, gestantes, idosos acima de 60 anos, obesos, autistas e aqueles com crianças de colo.
O uso preferencial desses assentos é claro, mas muitas vezes eles são utilizados sem que o lugar seja cedido quando há demanda. Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba, destaca a importância da campanha nesse sentido. “Mais educação e amabilidade são fundamentais para transformar a sociedade e é isso que nossa campanha busca. Enfatizar que é fundamental pensar e agir para uma convivência harmônica em ambiente coletivo. Quando enxergamos o outro além de nós mesmos, despertamos a compaixão e apoiamos quem está ao nosso redor”, defende.
A Campanha Gentileza busca, ainda, que a mensagem vá além do ônibus, reforçando que o cuidado com o próximo tem o poder de mudar a dinâmica do meio em que se vive, impulsionando a transformação através do despertar da consciência e da mudança de atitudes.
Renato Andere também ressalta que o objetivo da campanha é viralizar a gentileza e desenvolver a compaixão dos passageiros, ativando o lado mais humano da sociedade.
ATITUDES QUE TRANSFORMAM: BOAS PRÁTICA PARA UM TRANSPORTE MAIS HUMANO
A Campanha Gentileza dissemina lembretes sobre boas práticas essenciais para uma convivência mais fraterna e segura durante as viagens:
- Ter atenção ao vão entre o ônibus e a plataforma é crucial para deslocamentos seguros.
- Realizar o embarque e desembarque com calma ajuda a evitar esbarrões.
- Ter atenção aos assentos preferenciais e respeitá-los é fundamental.
- Mesmo que o assento não seja preferencial, se houver um passageiro em condição mais vulnerável, ser gentil e convidá-lo a sentar desperta o sentimento de coletividade e amor ao próximo.
- Dar a preferência na passagem a quem estiver carregando sacolas e outros volumes não só auxilia essa pessoa, mas também os demais passageiros, agilizando o processo.
- Usar fones de ouvido é a atitude correta para quem deseja escutar música durante a viagem.
A BRT Sorocaba, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) de origem 100% brasileira, é formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, ambas com sólida experiência no setor de transportes. A companhia é responsável pela implantação, operação e manutenção do novo sistema de transporte coletivo urbano de Sorocaba e é pioneira no Brasil em empreendimentos de concessão de transporte coletivo para construção e operação.