Projeto de Compostagem da MobiBrasil estimula a construção de um futuro mais verde e responsável

A unidade da MobiBrasil em Pernambuco realiza a reciclagem de resíduos orgânicos através da compostagem e produzem fertilizante orgânico para uso nos jardins da empresa e doação aos colaboradores
O projeto de Compostagem da MobiBrasil surgiu em 2024, depois que, em um único ano, o grupo descartou 52 toneladas de resíduos comuns em aterros sanitários. O descarte acendeu um alerta de que era fundamental promover a sustentabilidade, reduzir o desperdício e contribuir de maneira ativa para a economia circular.
A iniciativa foi pensada com o propósito de transformar os resíduos orgânicos gerados pela empresa em recursos valiosos e, ao mesmo tempo, minimizar o impacto ambiental. Isso porque a compostagem não só reduz a quantidade de resíduos enviados para os aterros, como também possibilita a criação de produtos altamente benéficos, como adubo e biofertilizantes.
Atualmente, a unidade da MobiBrasil em Pernambuco realiza a reciclagem de resíduos orgânicos através da compostagem e produzem fertilizante orgânico para uso nos jardins da empresa e doação aos colaboradores. Na garagem da empresa em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, foram criadas pequenas hortas verticais com a produção de hortaliças orgânicas.
Esses produtos têm sido utilizados para fertilizar os espaços verdes da MobiBrasil, apoiar práticas agrícolas sustentáveis e contribuir para a nutrição de plantas. O processo de compostagem também gera biofertilizante a partir do chorume das composteiras, essencial para promover o crescimento saudável de hortas e jardins, garantindo um ciclo contínuo de reaproveitamento dos resíduos.





Os produtos têm sido utilizados para fertilizar os espaços verdes da MobiBrasil, apoiar práticas agrícolas sustentáveis e contribuir para a nutrição de plantas
Hoje em dia, o grupo consegue reaproveitar aproximadamente cinco quilos de resíduos orgânicos por mês, gerados pelos próprios funcionários. A meta é expandir gradualmente a capacidade de produção de adubo, alcançando volumes maiores e, consequentemente, ampliando a distribuição de biofertilizantes e adubos entre os colaboradores.
Com os resultados positivos já alcançados, o projeto não só tem contribuído para o meio ambiente, mas também se tornou uma ferramenta importante para a promoção da educação ambiental na empresa. Palestras, workshops e ações de sensibilização são realizadas com os colaboradores para incentivá-los a adotar práticas sustentáveis no dia a dia.
“É um projeto que reforça o compromisso da Mobibrasil com a preservação ambiental e a construção de um futuro mais verde e responsável. A longo prazo, buscamos não apenas aumentar a capacidade de reaproveitamento de resíduos, mas também ampliar o impacto social e ambiental, integrando ainda mais a empresa na cadeia produtiva da economia circular e inspirando outras organizações a adotarem práticas semelhantes”.
Flávia do Nascimento, gerente de Qualidade e Meio Ambiente da MobiBrasil Pernambuco