Mobi Notícia

A força e a importância da Brigada de Emergência da MobiBrasil: A paixão por salvar vidas completa uma década

A paixão por salvar vidas está completando uma década para alguns brigadistas que integram a Brigada de Emergência da MobiBrasil PE. Um deles é Paulo Sérgio Paiva Ferreira, conhecido como Paulo Gravatá, que acaba de celebrar dez anos de serviços dedicados à Brigada. Outro destaque é Gustavo Silva, que está bem perto de completar dez anos como brigadista. 

“Completar dez anos na Brigada MobiBrasil é um marco muito importante para mim, principalmente pela missão de salvar vidas. Me sinto realizado. Ser brigadista é muito bom porque sabemos que nosso conhecimento poderá ajudar quem está precisando”, afirma Paulo Sérgio Paiva, recordando um episódio em que a equipe conseguiu salvar uma criança engasgada. “Foi algo marcante para mim. Ela tinha seis/sete meses e se engasgou com o leite da mãe. Nós conseguimos fazer manobras de desengasgo”, relembra. 

Já o brigadista Gustavo SIlva destaca a oportunidade de formação que vem tendo todos esses anos na Brigada de Emergência da MobiBrasil. “Tenho quase dez anos de experiência como brigadista na empresa, o que me deu um forte senso de responsabilidade em situações de emergência. Nesse tempo, participei de diversos treinamentos, simulados e ações de prevenção, sempre com foco em garantir a segurança dos colegas e do ambiente de trabalho”, reconhece.

EQUIPE UNIDA E FORTE

Paulo Sérgio Paiva Ferreira ainda destaca a qualidade da equipe de 40 brigadistas com que atua na Brigada de Emergência da MobiBrasil. “Nós temos uma equipe muito boa”, afirma. E convida os colegas a fazer parte da Brigada. “Quero dizer a você que pretende se engajar na brigada da empresa: não perca tempo, venha embora! É preciso se dedicar, e a brigada é isso, é você se preocupar com o próximo e ajudar da melhor maneira”, convida.

“Quero agradecer à MobiBrasil por, durante esses dez anos, ter me dado a oportunidade de adquirir conhecimento e ajudar a salvar vidas. E lembrem-se: “Uma vez brigadista, sempre brigadista.” 

A estruturação da Brigada de Emergência é essencial para a MobiBrasil porque, como um grupo de transporte urbano, trabalha com muitos produtos inflamáveis, o que implica uma alta carga de incêndio. A necessidade de ter uma brigada é determinada pela Norma Regulamentadora 23 (NR 23). 

Segundo Juceli Firmino da Silva, coordenadora de brigada, a equipe, composta por 40 brigadistas voluntários escolhidos entre funcionários de operação e manutenção, é direcionada para atuar em primeiros socorros, combate a incêndios e prevenção ambiental. “A prioridade em suas ações é salvar vidas, mas também inclui a preservação do patrimônio”, destaca.

O preparo constante é uma marca da Brigada de Emergência da MobiBrasil PE. Suas atividades são guiadas por um plano de atendimento à emergência, que inclui a realização de sete simulados por ano abrangendo combate a incêndio, prevenção ambiental e primeiros socorros. 

“Os brigadistas se dedicam a treinamentos a cada dois ou três meses. Além de atuar durante sinistros, eles fazem inspeções e testes preventivos, como nas mangueiras. Essa preparação permite uma resposta rápida, como no caso de 2024, quando um brigadista próximo a um veículo na garagem da Várzea (na Zona Oeste do Recife), atuou rapidamente em um sinistro na parte elétrica com o extintor, minimizando o impacto”, relembra.

Os funcionários que compõem a Brigada são voluntários e se inscrevem para participar dos treinamentos, que são bem concorridos dentro da empresa. Quem participa recebe certificado por sua atuação e leva o conhecimento adquirido para toda a vida. 

Compartilhe este post