Nova Mobi Pernambuco avança na requalificação de 24 terminais integrados na Região Metropolitana do Recife

A Nova Mobi Pernambuco está concluindo a modernização de 24 dos 26 terminais previstos em seu contrato de concessão na Região Metropolitana do Recife. A concessionária, que é fruto da parceria entre as empresas MobiBrasil e Socicam, é responsável pela gestão e modernização das infraestruturas de transporte, em um modelo pioneiro no país.
Desde que assumiu a concessão em janeiro de 2022, a empresa já investiu mais de R$ 70 milhões em melhorias estruturais. O contrato, com validade de 35 anos, prevê que todas as intervenções fossem finalizadas até o dia 22 de janeiro de 2026, seguindo o cronograma estabelecido junto ao governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi) e do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM).
A atuação da concessionária Nova Mobi Pernambuco foca exclusivamente na gestão e infraestrutura dos terminais, sem envolver a operação dos ônibus.
Modernização, tecnologia e foco na acessibilidade


O processo de requalificação inclui desde a recuperação de estruturas elétricas e hidráulicas até a implementação de nova sinalização, iluminação e paisagismo. Os terminais modernizados oferecem agora wi-fi gratuito, painéis eletrônicos com horários de partida e um sistema de monitoramento centralizado que utiliza câmeras com inteligência artificial, integradas à Polícia Militar de Pernambuco.
A acessibilidade foi um dos pilares das obras, com a instalação de rampas, pisos táteis, banheiros adaptados e sinalização em Braille, especialmente em unidades como Macaxeira e Jaboatão. Além disso, visando a integração de modais, seis terminais (CDU, Joana Bezerra, Cajueiro Seco, Barro, Pelópidas e Tancredo Neves) receberam bicicletários inteligentes. Para garantir a conservação desses espaços, a concessionária mantém uma rotina rigorosa de limpeza diária e inspeções noturnas.
