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BRT Sorocaba intensifica campanha Outubro Rosa para alertar sobre alta incidência de câncer de mama

A BRT Sorocaba, empresa formada pela CS Brasil e o Grupo MobiBrasil, está promovendo uma campanha de conscientização durante o Outubro Rosa para alertar sobre a alta incidência de câncer de mama, especialmente na região Sudeste, onde o sistema opera. O objetivo da iniciativa é reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a projeção é de 73.610 novos casos de câncer de mama no Brasil em 2025. E a urgência se concentra na região Sudeste, que deve registrar a maior taxa de incidência do País, com uma estimativa de quase 40 mil casos (39.330 casos). A ação da BRT busca exatamente engajar suas colaboradoras e as milhares de passageiras que utilizam o sistema de transporte diariamente.

A campanha destaca que o diagnóstico em estágio inicial eleva as chances de cura para 95%, conforme dados da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA). Embora a maior parte das ocorrências seja em mulheres acima dos 50 anos, a doença também pode acometer pacientes mais jovens.

Bárbara Rodrigues, gestora de Recursos Humanos da BRT Sorocaba, reforça que o diagnóstico precoce é sempre o melhor caminho, e tudo começa com informação de qualidade e tempo para cuidar da saúde. A gestora afirma que o objetivo é que essa mensagem ultrapasse os limites do sistema de transporte e chegue aos lares. 

“A empresa busca incentivar as mulheres a conhecerem o corpo, estarem atentas a qualquer alteração e a procurarem um médico imediatamente ao notar algo diferente, sendo indispensável a realização periódica da mamografia”, afirmou.

Entre os sinais de alerta do câncer de mama que exigem atenção imediata estão a presença de nódulo endurecido (geralmente indolor), alterações no mamilo, vermelhidão e retração ou aspecto de “casca de laranja” na pele da mama. Outros sintomas que devem ser investigados por um profissional de saúde, por meio de exames como a mamografia e o ultrassom de mamas, incluem a saída espontânea de líquido pelos mamilos e o surgimento de pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.

Na campanha, a BRT Sorocaba reitera a importância da realização anual da mamografia para todas as mulheres a partir dos 40 anos, seguindo as recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e da FEMAMA, mesmo que não apresentem sintomas.

O INCA destaca que, apesar da influência de fatores hereditários, a prevenção está diretamente ligada à redução de fatores de risco modificáveis. A adoção de um estilo de vida mais saudável, que inclui o controle do peso corporal, a prática regular de atividade física e a moderação no consumo de álcool, é uma ferramenta poderosa na prevenção da doença. A revisão médica anual e a mudança de hábitos são consideradas medidas urgentes e eficazes.

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