BRT Sorocaba adota energia solar e reduz em 64% o consumo elétrico

O uso de placas fotovoltaicas tem possibilitado uma redução de até 2.000 MWh (Megawatt-hora) por ano na operação do BRT Sorocaba e uma economia de 64% do consumo de energia elétrica
A MobiBrasil é exemplo, também, de sustentabilidade. Desde 2020, o BRT Sorocaba, sistema operado pelo grupo no interior de São Paulo, adotou o uso de energia solar em sua infraestrutura para reduzir o consumo da energia elétrica e, assim, contribuir para reduzir os impactos ambientais no País e no planeta.
Atualmente, a geração de energia limpa está presente no Centro de Controle Operacional (CCO), em dois terminais de passageiros, em 22 estações e em quatro pontos de parada distribuídos pela cidade de Sorocaba. Os corredores Leste e Oeste também têm luminárias fotovoltaicas nos pontos de embarque e desembarque.
O uso de placas fotovoltaicas tem possibilitado uma redução de até 2.000 MWh (Megawatt-hora) por ano na operação do BRT Sorocaba e uma economia de 64% do consumo de energia elétrica, considerando todos os corredores do sistema: Itavuvu, Ipanema, Centro, Sul, Leste, Oeste, Binário Comendador, Binário Benedito Ferreira Teles e General Osório.
A tecnologia adotada pelo sistema BRT permite o abastecimento da operação a partir da energia gerada pelos raios solares que são absorvidos pelas placas fotovoltaicas. Essas placas estão localizadas na parte superior das estruturas físicas dos terminais São Bento e Vitória Régia e também nos corredores Ipanema e Itavuvu.
O uso da energia solar no BRT Sorocaba também beneficia diretamente os passageiros, seja na recarga de celulares nos pontos de ônibus até a leitura das atualizações fornecidas pelos painéis eletrônicos nas estações. Toda operação é beneficiada pelas placas fotovoltaicas.
“A visão socioambiental é um pilar fundamental do projeto BRT, que tem compromisso com a sustentabilidade através da economia de energia elétrica a partir de fontes renováveis. Temos um recurso inesgotável que é o sol e ele está à disposição na maioria dos dias. Aproveitamos essa energia, preservamos outros recursos e, ainda, devolvemos o que geramos para o sistema de energia da cidade. Todos saem ganhando.”
Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba
Além da geração de energia limpa, o sistema BRT segue padrões de sustentabilidade com a água de reuso para limpeza interna e jardinagem, iluminação em LED e isolamento térmico nas estações, que proporciona uma climatização adequada com iluminação e ventilação.


O uso da energia solar no BRT Sorocaba também beneficia diretamente os passageiros, seja na recarga de celulares nos pontos de ônibus até a leitura das atualizações fornecidas pelos painéis eletrônicos nas estações