25 de julho: Um grande dia para todos que fazem o transporte público na MobiBrasil
O dia 25 de julho será de festa no Grupo MobiBrasil. Mais uma vez. A data marca o dia em que, desde 1968, o Brasil comemora o Dia do Motorista, uma data que se entrelaça com o dia de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas.
Na MobiBrasil, a data ganha um significado ainda mais amplo: se transforma no Dia do Profissional do Transporte, como o grupo gosta de celebrar, já que o setor é formado e só funciona graças às diversas profissões que fazem o sistema de transporte público coletivo funcionar todos os dias para garantir o deslocamento de mais de 70% da população nos centros urbanos.
E esse ecossistema vai além dos motoristas – considerados as ‘pratas da casa’ no setor: são mecânicos, cobradores, controladores operacionais, administrativos e auxiliares em geral. São muitas profissões que, juntas, cuidam de tudo.
Por tudo isso, a data é um momento para homenagear e reconhecer a importância desses profissionais que, diariamente, impulsionam a economia e a mobilidade do País, seja no transporte de passageiros ou de cargas. E, nesse dia especial, é fundamental lançarmos um olhar sobre os motoristas de transporte público coletivo urbano, verdadeiros guardiões da rotina das cidades.
O Grupo MobiBrasil estará realizando variadas atividades e entregando mimos aos funcionários no dia 25 como forma da valorização profissional. As ações acontecerão nas unidades de São Paulo – incluindo o BRT Sorocaba – e de Pernambuco.
HISTÓRIAS DE MOTIVAÇÃO E OPORTUNIDADE MARCAM A MOBIBRASIL



E como não poderia deixar de ser, a MobiBrasil tem inúmeros personagens que simbolizam a valorização profissional que é marca da empresa desde sua fundação, em Pernambuco, em 1982. Em São Paulo, o controlador operacional Genivaldo da Silva Sousa, conhecido por todos como Lampião, exemplifica como ninguém o que é ter paixão pelo que faz mesmo após anos e anos de profissão.
Lampião está no setor desde 1988, quando chegou na capital paulista vindo da Bahia. Entrou no sistema de transporte como cobrador na antiga empresa de ônibus Viação para Todos, onde permaneceu por 20 anos. Em 2008, quando a MobiBrasil comprou a empresa, seguiu em frente e, em 2015, foi promovido a controlador operacional.
É encantado com o que faz e com o lugar onde trabalha. “Graças a Deus estou numa empresa que se preocupa com os colaboradores e que é inovadora. Me sinto muito bem com o que faço e onde trabalho. O ambiente é seguro e de muita confiança. A MobiBrasil é diferenciada por suas inovações e pelas oportunidades que oferece a seus funcionários. Eu sou um exemplo disso”, afirma.
Já na MobiBrasil Pernambuco, o escolhido para simbolizar os profissionais que todos os dias fazem o transporte público funcionar foi o veterano Carlos Alberto, profissional da área de manutenção que é conhecido por ser “mais antigo do que a própria Mobi” – como os colegas costumam se referir a ele.
Talinho, como é chamado, é outro profissional que ainda adora o que faz, mesmo após muitos anos na função. Ele atua na lanternagem. “A gente que trabalha consertando ônibus se sente um médico, essa é a verdade. Isso porque os coletivos sofrem diversas avarias e nós temos que recuperá-los. Por isso, quando os vejo circulando na rua, sinto um prazer”, revela.
Assim como Lampião, Carlos Alberto não poupa palavras para descrever o prazer da profissão. “Tenho orgulho em trabalhar no transporte coletivo, principalmente na MobiBrasil, uma empresa que reconhece o esforço dos funcionários, onde o RH e os donos sabem o nosso nome e nos valorizam. É um grande prazer”, afirma.