Mobi Notícia

MobiBrasil recebe Medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro 2025, que reconhece quem impulsiona a mobilidade no País

A MobiBrasil segue fazendo história no transporte público brasileiro. Agora, o grupo foi destaque em uma das premiações corporativas mais especiais do setor: a Medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro, honraria concedida a personalidades que contribuíram de forma expressiva para o desenvolvimento do setor de transporte público no Brasil.

A medalha foi entregue à vice-presidente do Grupo MobiBrasil, Niege Chaves, homenageada no dia 13/8/25, durante o Seminário Nacional NTU 2025, realizado em Brasília para discutir políticas públicas de fortalecimento do setor. A cerimônia, inclusive, é um dos momentos mais simbólicos do tradicional evento, que acontece há 38 anos.

Em 2025, 12 nomes foram reconhecidos em três categorias: Empresário, Especial e In Memoriam. A seleção destacou lideranças visionárias, inovadoras e comprometidas com a construção de um transporte mais eficiente e sustentável. Niege Chaves foi premiada na categoria Empresário.

“É uma honra subir ao palco do Seminário Nacional NTU e receber a medalha e o diploma do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro, por tantos anos dedicados à mobilidade urbana”, agradeceu a VP da MobiBrasil, que também mediou o painel  “Financiamento: como ampliar a capacidade de investimento no setor” durante o seminário.

A Medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro é concedida anualmente pela NTU e representa o reconhecimento do setor às contribuições técnicas, políticas, empresariais e sociais de pessoas que fizeram a diferença na mobilidade urbana brasileira.

“A medalha é um reconhecimento à dedicação de profissionais e lideranças que construíram, com muito esforço, competência e compromisso, um setor mais resiliente e voltado ao bem público. São trajetórias que inspiram o presente e pavimentam o futuro da mobilidade urbana no Brasil”, afirmou Francisco Christovam, diretor executivo da NTU.

Para o presidente do Conselho Diretor da entidade, Edmundo Pinheiro, “homenagear essas lideranças é também reconhecer o papel essencial que o transporte coletivo exerce na vida das cidades. Celebramos pessoas que transformam desafios em soluções e deixam um legado que ultrapassa fronteiras geográficas e gerações”.

  • Niege Rossiter Chaves (SP) – Vice-presidente do Grupo Mobibrasil, Niege tem 35 anos de experiência no setor. Com formação em administração e especialização internacional, lidera operações em Recife, São Paulo e Sorocaba, sendo também sócia fundadora do aplicativo Cittamobi, voltado à mobilidade inteligente.
  • Anderson Guimarães Lopes (MG) – Diretor Geral da Viação Progresso, Anderson começou sua trajetória na empresa em 1988 e consolidou sua liderança ao longo das décadas, acumulando conhecimento em diversas áreas da operação. É membro do Conselho de Administração do SetraBH e referência em gestão empresarial no transporte coletivo mineiro.
  • Eunice Lessa Carvalho Ganem (MG) – Executiva do Grupo Saritur, Eunice atua no setor desde 2000. Com múltiplas especializações em gestão e tecnologia, liderou processos de inovação, compliance e performance comercial no grupo, tornando-se um exemplo de liderança feminina e modernização no setor.
  • Mário Jatahy de Albuquerque Júnior (CE) – Há 25 anos à frente da Vega S.A., Mário também preside o Sinterônibus (empresas intermunicipais do Ceará) e o Conselho Deliberativo do Sindiônibus. É conselheiro da NTU e dirigente da FETRANS, com forte atuação no fortalecimento institucional do setor no Nordeste.
  • Victorino Aldo Saccol (RS) – Presidente do Consórcio SIM de Santa Maria, Saccol acumula 45 anos de experiência no transporte coletivo. À frente do Grupo Medianeira, contribuiu para o crescimento da atividade no sul do país e para a articulação institucional em entidades setoriais.
  • Anna Carolina Masseo de Andrade (MG) – Advogada e presidente da Diretoria Executiva do SetraBH desde 2023, destacou-se pela atuação jurídica estratégica em defesa do transporte público e por sua liderança jovem e inovadora na mobilidade de Belo Horizonte.
  • Jader Fontenelle Barbalho Filho (PA) – Ministro das Cidades, Jader lidera a articulação do novo marco legal do transporte público coletivo e promove políticas de descarbonização e melhoria da infraestrutura. Sua atuação tem ampliado o protagonismo da mobilidade urbana na agenda nacional.
  • João Gouveia Ferrão Neto (RJ) – Presidente do Rio Ônibus desde 2021, é também conselheiro da NTU. Sua trajetória abrange concessões ferroviárias, logística e transporte urbano, sendo referência em governança e gestão no setor.
  • Ronaldo Ramos Caiado (GO) – Governador de Goiás, Caiado é homenageado pelo foco que seu governo vem dando ao transporte público, com destaque à profunda transformação que seu governo vem promovendo da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia e região, com sólida parceria Público-Privada que viabilizou investimentos de R$ 2,1 bilhão na melhoria, modernização e ampliação do transporte metropolitano de Goiânia, com destaque para a renovação da frota, inclusive ônibus elétricos e a biometano para operação no novo BRT Leste-Oeste Anhanguera.
  • Carlos Alberto Gueiros (PE) – Fundador da Transportadora Globo Ltda. e da Empresa Pedrosa S/A, foi uma das principais lideranças do setor de transportes da Região Metropolitana do Recife, com forte legado empresarial e comunitário.
  • Manuel Pereira Teixeira (RJ) – Imigrante português que se destacou, por mais de 60 anos, no transporte coletivo do Rio de Janeiro e região metropolitana, com atuação em empresas como Viação Pendotiba, Vera Cruz e Nossa Senhora da Penha.
  • Walter Trein (RS) – Empresário pioneiro em Panambi/RS, atuou como operador de serviços de transporte, vereador e líder comunitário. Fundador do transporte coletivo local, teve papel relevante na infraestrutura da região. A ponte sobre o Rio Fiúza leva atualmente seu nome.

Compartilhe este post