Mobi Notícia

MobiBrasil promove campanha do Setembro Amarelo focada na saúde mental e prevenção

Durante o mês de setembro, o Grupo MobiBrasil intensifica suas ações em defesa da saúde mental com a campanha Setembro Amarelo, reforçando a mensagem de que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo. Neste ano, a iniciativa adota o tema “Somos corpos e mente”, buscando promover o bem-estar integral de seus colaboradores.

A campanha, coordenada pelo Recursos Humanos com apoio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e participação ativa da CIPA, concentra-se na prevenção e no cuidado da mente, evitando abordar diretamente a palavra “suicídio” e focando em estratégias para que as pessoas não cheguem a esse ponto.

Diversas ações têm sido desenvolvidas pela MobiBrasil para alcançar este propósito. Nelas, o objetivo é quebrar o tabu, promover a prevenção e construir um ambiente mais acolhedor para todos. E destacar que o Setembro Amarelo é sobre lembrar que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo.

https://www.instagram.com/reel/DOeTnAalZoj/?igsh=amltdmRuam5oMmQy

Entre as ações, estão sendo realizados diálogos nos terminais integrados e de subúrbios atendidos pela empresa com motoristas e profissionais da operação. São conversas realizadas pelas equipes de RH, juntamente com o SESMT e a CIPA, que têm como foco a saúde mental no trabalho e a importância de pedir ajuda.

Também estão sendo promovidas palestras educativas, como a realizada em parceria com o Sest/Senat, ministrada para os setores administrativo e de manutenção da Mobi. A apresentação abordou a história do Setembro Amarelo, as ações de prevenção, os cuidados necessários e a atenção aos amigos, um gesto que pode salvar vidas.

Outras ações também estão sendo realizadas ao longo do mês, evidenciando o compromisso contínuo que a MobiBrasil tem com a saúde mental de seus profissionais e que o lema “juntos cuidamos de todos” é uma prioridade para a empresa.

A campanha mundial Setembro Amarelo, dedicada à valorização da vida e à prevenção do suicídio, foi instituída no Brasil em 2015. A iniciativa surgiu de uma parceria entre o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria. Durante o mês de setembro, diversas ações de conscientização são realizadas para sublinhar a importância da saúde mental, combater o estigma associado às doenças psicológicas e incentivar a discussão aberta sobre o sofrimento emocional. Para reforçar a mensagem de apoio e acolhimento, monumentos, prédios públicos e pontos turísticos são iluminados na cor amarela.

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas tiram a própria vida anualmente, configurando-se como uma das principais causas de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. O movimento Setembro Amarelo ressalta que o diálogo sobre o tema, a oferta de escuta ativa e a busca por ajuda profissional são medidas cruciais para a preservação de vidas. No Brasil, o CVV disponibiliza atendimento gratuito e sigiloso 24 horas por dia, oferecendo apoio emocional através do telefone 188 e do site cvv.org.br.

Compartilhe este post