Mobi Notícia

Um mês para repensar a mobilidade urbana e valorizar mais o transporte público coletivo

O mês de setembro se transformou em um período crucial para o debate sobre a mobilidade urbana, impulsionado pela celebração do Dia Mundial Sem Carro no dia 22. Esta data, criada na França em 1997, tem como principal objetivo conscientizar a sociedade sobre o uso excessivo de veículos motorizados e encorajar a população a experimentar formas alternativas de deslocamento. 

A proposta é simples: deixar o carro de lado, mesmo que por um dia, e explorar o transporte público, a bicicleta ou a caminhada, descobrindo que essas opções podem ser menos desafiadoras do que parecem e permitem ver e sentir a cidade de outra forma além da janela de um automóvel. 

A reflexão sobre nossos hábitos de transporte é fundamental porque o Dia Mundial Sem Carro não se trata apenas de um evento isolado, mas de uma oportunidade para buscar maneiras mais sustentáveis de nos locomovermos no dia a dia. E, por isso, o Grupo MobiBrasil discute o tema.

No Brasil, a frota de automóveis continua crescendo, acendendo um alerta: quase 50% dos domicílios no País contam com um automóvel e 26% têm moto, segundo pesquisa do IBGE divulgada em agosto. Um cenário que evidencia a necessidade urgente de avanços na mobilidade coletiva.

Para ilustrar o impacto das escolhas de transporte, a MobiBrasil fez comparações significativas que reforçam a sustentabilidade do transporte coletivo. Enquanto um único ônibus transporta, em média, 680 pessoas por dia, os automóveis levam apenas 1,5 passageiro por viagem – segundo dados da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público). 

Isso significa que, para transportar a mesma quantidade de pessoas que um ônibus em um dia, seriam necessários aproximadamente 486 carros nas ruas. Mesmo que todos os carros andassem lotados com 5 pessoas, seriam ainda necessários 136 carros para igualar a capacidade de um único ônibus.

https://www.instagram.com/p/DOHJ6bsAO_G/?igsh=MWdwYXc3aWZqZXl3dg%3D%3D

“Valorizar o transporte coletivo é escolher uma cidade mais sustentável, eficiente e humana. Cada vez que você opta pelo ônibus, você ajuda a transformar a mobilidade urbana”, diz a MobiBrasil em suas redes sociais.

Além da eficiência de espaço e passageiros, um ônibus polui 8 vezes menos que um carro por passageiro transportado e utiliza apenas 5% do espaço na via em comparação com 40 carros que transportariam o mesmo número de pessoas. O transporte coletivo de ônibus também se mostra mais seguro, com apenas 2% das vítimas fatais no trânsito estando em ônibus, frente a 35% em motos.

Optar pelo transporte público, pedalar ou caminhar traz diversos benefícios: melhoria da saúde física e mental, redução da emissão de carbono, economia de custos e melhoria do trânsito nas cidades, resultando em ambientes urbanos mais agradáveis e sustentáveis. Portanto, valorizar o transporte coletivo é uma escolha por uma cidade mais eficiente, humana e sustentável.

Compartilhe este post