MobiBrasil reforça segurança viária com a campanha ‘Cuidado com o ponto cego’

Pegando carona na Semana Nacional do Trânsito 2025, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro, a MobiBrasil reforçou a segurança viária no transporte com a campanha ‘Cuidado com o ponto cego. Se você não é visto, você está em perigo’, que alerta sobre o perigo de pedestres, passageiros e motociclistas não serem vistos pelos condutores de veículos grandes no trânsito, principalmente os motoristas de ônibus.
Com o enfoque ‘Se você não é visto, você está em perigo’, a campanha mostra que todos que compõem o trânsito precisam estar atentos à segurança em seus deslocamentos. Ainda mais em tempos de uso intenso de smartphones em toda e qualquer atividade cotidiana.
A campanha foi realizada na segunda-feira (22/9), quando se celebrou o Dia Mundial Sem Carro, em parceria com a Prefeitura de Camaragibe, no Grande Recife, que estava lançando um programa de segurança para motociclistas.
A Campanha ‘Cuidado com o ponto cego. Se você não é visto, você está em perigo’ foi criada há dois anos pela MobiBrasil e é apresentada em escolas, para crianças, adolescentes e pedestres nos meses de alusão à mobilidade e à segurança viária, como o Maio Amarelo e a Semana Nacional do Trânsito. Nesta segunda-feira, foi a primeira vez que os motociclistas participaram do programa.
MOTOCICLISTAS FORAM MOTORISTAS DE ÔNIBUS PARA SENTIR O PERIGO


Para vivenciar a experiência, aproximadamente 50 motoqueiros sentaram no lugar dos motoristas de ônibus e refletiram um pouco sobre os locais que costumam se colocar quando estão trafegando com as motos no trânsito. Foi utilizado um veículo BRT articulado, que é maior do que o ônibus comum e evidencia ainda mais o perigo que os pontos cegos representam.
Como todos os veículos, os ônibus também têm pontos cegos e o BRT articulado, por exemplo, tem 8 pontos, dos quais 6 são identificados por adesivos da MobiBrasil.
CAMPANHA EDUCATIVA TEM APRESENTADO GANHOS, AFIRMAM MOTORISTAS

Desde a aplicação dos adesivos nos ônibus, os motoristas informaram que percebem que muitos pedestres e motoqueiros evitam os pontos cegos mais críticos, mas ainda é comum ver motociclistas parados ou circulando próximo à parte frontal do veículo. Por isso a importância da ação, para evitar que eles se coloquem em perigo.
Os motoristas da MobiBrasil, inclusive, são instruídos pela empresa para que, ao parar num semáforo, aguardem de 5 a 10 segundos após a abertura para ter certeza que não tem ninguém ao redor para sair com o veículo.
A campanha apresenta orientações específicas para diferentes usuários da via: pedestres, ciclistas e motociclistas. Confira as dicas para cada um:
Pedestre
- Faça contato visual com o motorista antes de atravessar.
- Use faixas de pedestres e respeite os semáforos.
- Evite parar atrás ou muito próximo ao ônibus.
Ciclista
- Mantenha distância das laterais e traseira do ônibus.
- Evite ultrapassar pela direita em cruzamentos.
- Use luzes e roupas chamativas, principalmente à noite.
Motociclista
- Evite trafegar entre o ônibus e o meio-fio.
- Sinalize suas manobras com antecedência.
- Mantenha distância segura para ter tempo de reação.

