Mobi Notícia

MobiBrasil São Paulo fortalece laços com a comunidade através de diálogos estratégicos e prestação de contas

A MobiBrasil São Paulo realizou sua primeira reunião de 2026 com representantes das comunidades das regiões onde a empresa opera, consolidando uma estratégia de comunicação comunitária que já se tornou tradição na companhia. O encontro reuniu lideranças de bairros como Jabaquara, Parelheiros, Vila Clara, Jardim Miriam, Pedreira, Jardim Herplin, Jardim Iporã e Cidade Ademar, reforçando o compromisso da operadora com a qualidade do serviço prestado.

A iniciativa, que ocorre regularmente desde 2013, busca aproximar os usuários do transporte público da gestão da empresa. Segundo a gerente de Recursos Humanos da MobiBrasil São Paulo, Odenilda Nascimento, a estratégia busca criar um canal direto de resolução de problemas.

“O objetivo real é a gente trazer as comunidades atendidas pela MobiBrasil, que são nossos clientes diários, para dentro da garagem para que fiquem à vontade para apresentar sugestões de melhorias e também fazer reclamações. Esse diálogo direto nos ajuda a fazer ajustes, melhorando a operação e a prestação do serviço de transporte. Também evitamos reclamações diretamente aos gestores do sistema, por exemplo”, explica a gestora.

As reuniões da MobiBrasil com as comunidades acontecem duas vezes ao ano e funcionam como um fórum de prestação de contas e planejamento. No encontro mais recente, a pauta focou em apresentar o que foi realizado a partir das oportunidades de melhoria levantadas em 2025, além de coletar novas demandas para o ano de 2026.

O processo de escuta ativa permite que os moradores listem queixas específicas sobre o cotidiano das linhas, como o comportamento de motoristas, descumprimento de quadros de horários, intervalos irregulares e veículos com falhas mecânicas. Todas as demandas são registradas em ata e encaminhadas para tratamento interno junto às áreas de operação, manutenção, RH e comunicação da empresa.

Odenilda Nascimento destaca que a parceria é fundamental para a saúde operacional da empresa. “O objetivo é trazê-los como parceiros para a gente melhorar o serviço e, assim, qualificar cada vez mais o nosso índice de qualidade do transporte”,reforça.

Além dos encontros presenciais, que contam com momentos de integração com  coffee breaks, a MobiBrasil mantém uma comunicação direta através de grupos de WhatsApp, onde os representantes das comunidades recebem reports sobre o andamento das soluções solicitadas. Essa proximidade estratégica não apenas resolve conflitos pontuais, mas atua diretamente na melhoria do índice de avaliação da empresa perante o órgão gestor.

Os participantes são representantes das comunidades dos bairros de Jabaquara, Parelheiros, Vila Clara, Jardim Miriam, Pedreira, Jardim Herplin, Jardim Iporã e Cidade Ademar,  todos localizados nas regiões em que a MobiBrasil opera.

Compartilhe este post