Passageiros da MobiBrasil participam de pesquisa de satisfação no Grande Recife

O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), responsável pela gestão do sistema de ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR), deu início a uma pesquisa de satisfação com os usuários das linhas operadas pelas concessionárias Mobibrasil e Consórcio Conorte. Juntas, essas empresas respondem por 40% da operação de transporte na RMR.
A pesquisa de satisfação, embora já prevista no contrato de concessão e realizada uma vez em 2014, nunca havia tido impacto financeiro sobre as concessionárias. Essa realidade mudou em janeiro deste ano, quando um novo aditivo contratual removeu a cláusula de transitoriedade que protegia as empresas, principalmente devido à não conclusão dos corredores de BRT (Norte-Sul e Leste-Oeste).
COMO PARTICIPAR DA PESQUISA
A pesquisa está sendo realizada digitalmente (entre 8 e 19 de setembro) e presencialmente (até o dia 26 deste mês). Os usuários podem participar sendo entrevistados por equipes identificadas ou, de forma inovadora, utilizando um QR Code disponível nos veículos que direciona a um formulário de pesquisa anônima.
O questionário conta com sete perguntas focadas em aspectos diretamente ligados ao serviço prestado pelo operador, como a cortesia e o respeito do motorista, a conservação do ônibus, a facilidade para embarque e desembarque, a condução do veículo e a temperatura durante a viagem.
Aspectos que não são de responsabilidade direta das concessionárias – como problemas no sistema de pagamento, qualidade das estações ou atrasos causados por corredores de BRT incompletos – foram retirados do escopo para garantir que a avaliação se concentre na experiência direta do passageiro dentro do veículo.
Um bom desempenho nesta e em uma segunda pesquisa prevista para este semestre poderá tornar a Mobibrasil e o Conorte elegíveis para a prorrogação do contrato de concessão por mais cinco anos, além dos 15 anos iniciais, que se encerram em 2029. Os resultados da pesquisa deverão ser divulgados até o final de outubro.
