Mobi Notícia

MobiBrasil lidera ampliação de ônibus com ar-condicionado no transporte da Região Metropolitana do Recife

A Região Metropolitana do Recife (RMR) deu mais um passo na modernização do transporte público com a entrega de 40 novos ônibus climatizados nesta segunda-feira (8/6). Com essa atualização, a frota refrigerada do sistema atinge a marca de 22%, reforçando o compromisso de operadores e gestores com a melhoria do serviço prestado ao passageiro.

E o grande destaque dessa renovação tem sido o Grupo MobiBrasil. Através de um investimento de R$ 65 milhões, viabilizado pelo financiamento do PAC Refrota (Programa de Aceleração do Crescimento) e com o aval do governo estadual, a empresa adquiriu os novos coletivos. Com essa entrega, somada aos veículos integrados em janeiro, a MobiBrasil alcança 60% de sua frota em operação totalmente climatizada, tornando-se a empresa com o maior número de veículos com ar-condicionado em todo o sistema metropolitano.

Além da refrigeração, os novos ônibus da MobiBrasil trazem avanços tecnológicos significativos, como a tecnologia Euro 6, que reduz drasticamente a emissão de poluentes, e a disponibilidade de tomadas USB para os usuários. Segundo Matheus Freitas, presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), o benefício direto para os moradores de Recife, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata é a maior confiabilidade do serviço, visto que uma frota mais nova tende a apresentar menos falhas mecânicas.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que participou da entrega dos novos coletivos, destacou que a renovação faz parte de uma estratégia iniciada em 2023 para enfrentar os desafios históricos da mobilidade urbana na região, focando na conclusão de corredores de BRT e reformas de terminais que estavam pendentes há mais de uma década. “Nossa prioridade é garantir que o cidadão possa ir para o trabalho e voltar para casa com tranquilidade e o mínimo de conforto”, afirmou a gestora.

Desde o início da atual gestão, já foram entregues 420 ônibus com ar-condicionado na RMR. A previsão é que mais 200 veículos cheguem até o fim de 2024, além do lançamento de um edital para a aquisição de 100 ônibus elétricos. O governo também trabalha na licitação das linhas remanescentes e na revitalização do sistema de refrigeração de 35 estações de BRT para consolidar o pacote de melhorias.

Compartilhe este post