Mobi Notícia

Eletromobilidade é impulsionada em São Paulo com entrega de 500 novos ônibus elétricos e participação da MobiBrasil

A MobiBrasil celebrou a entrega de 500 novos ônibus elétricos para o transporte público municipal de São Paulo, realizada no domingo (21/6). Com a incorporação dos novos veículos, a capital paulista atingiu a marca de 1.759 veículos sustentáveis, consolidando a maior frota elétrica do Brasil. A magnitude do evento foi evidenciada por uma fila de ônibus que se estendeu por mais de 7 km na Marginal Tietê, simbolizando um avanço sem precedentes na transição energética da metrópole.

O impacto ambiental da nova frota é comparável ao plantio de 3,2 milhões de árvores por ano, uma métrica que reforça o compromisso da cidade com a melhoria da qualidade do ar e a saúde pública. A substituição tecnológica permitirá que São Paulo deixe de consumir aproximadamente 20 milhões de litros de óleo diesel anualmente, evitando a emissão de mais de 45 mil toneladas de CO₂. Esse movimento coloca a capital em um patamar de destaque internacional, superando frotas elétricas de cidades europeias como Londres e Amsterdã.

“A entrega de 500 novos ônibus elétricos na cidade de SP é a prova de que a transformação da mobilidade é uma decisão política. Com a eletrificação da frota, toda a população sai ganhando. Há grande redução na emissão de poluentes e melhora na qualidade do ar; e mais bem-estar, com viagens muito mais silenciosas e confortáveis. Mostra que São Paulo está empenhada no combate às mudanças climáticas. Parabéns a todos. Seguimos avançando por uma cidade mais verde, inteligente e humana”, comemorou a vice-presidente do Grupo MobiBrasil, Niege Chaves. 

A escala da operação liderada pela Prefeitura e suas operadoras parceiras, como a MobiBrasil, é tão vasta que o lote entregue supera, isoladamente, toda a frota de ônibus elétricos em circulação no restante do País em 2025. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte, a velocidade de implementação reafirma o protagonismo de São Paulo na transição energética, transformando o transporte coletivo em uma referência de política pública sustentável tanto nacional quanto internacionalmente.

Além dos ganhos ecológicos, os novos veículos priorizam o conforto e a segurança dos 7 milhões de passageiros diários, oferecendo ar-condicionado, Wi-Fi, entradas USB e total acessibilidade. A modernização tecnológica também é sentida pelos motoristas, que relatam uma experiência de condução mais silenciosa, potente e menos desgastante em comparação aos modelos antigos a diesel. Parte do novo lote inclui ainda tecnologias de ponta, como câmeras integradas ao sistema Smart Sampa, unindo mobilidade e segurança pública.

O avanço é sustentado por um plano de investimentos robusto de R$ 6,5 bilhões, contando com o apoio do BNDES e uma diretriz normativa que proíbe a compra de novos ônibus a diesel para a frota municipal. O objetivo é garantir que a renovação do sistema seja permanentemente voltada para tecnologias de baixa ou zero emissão.

Compartilhe este post