Terminais Integrados do Grande Recife serão repaginados como centros de serviço multifuncionais

Em uma iniciativa que tem a pretensão de redefinir a experiência do transporte público na Região Metropolitana do Recife, os Terminais Integrados (TIs) de ônibus e metrô estão no centro de um projeto de transformação.
A proposta é que esses pontos de conexão deixarão de ser meros locais de passagem para se tornarem verdadeiros centros de serviço, estratégicos para atrair e fidelizar a demanda de passageiros no Grande Recife. O assunto foi tema de uma reportagem do Jornal do Commercio no dia 28/8/25.
O projeto prevê transformar os TIs em centros de serviço. Que os TIs passem a oferecer comodidades e facilidades, transformando a espera pelo transporte público ou a baldeação em uma experiência mais agradável e produtiva.
Confira parte da reportagem:
De patinhos feios a cisnes. Apesar do exagero, essa é a transformação que está sendo planejada para os 26 Terminais Integrados de ônibus e metrô da Região Metropolitana do Recife. Após a gestão privada das unidades ter completado três anos, organizando e, principalmente, moralizando os espaços públicos, a meta agora é ir além da mobilidade, convertendo os terminais em verdadeiros centros de serviço, conveniência e, também, em pontos de engajamento socioambiental.
Para isso, a Nova Mobi Pernambuco, concessionária responsável pela gestão dos TIs e das 44 estações de BRT, deu um passo estratégico contratando uma empresa de consultoria para uma reavaliação completa e aprimoramento da ocupação comercial desses espaços públicos. Vale destacar que a identificação do potencial comercial e social dos terminais era um dos pontos exigidos na licitação pública para a concessão privada dos TIs e estações.
Desde janeiro de 2022, os terminais e estações de BRT estão sob gestão privada em um contrato de Parceria Público-Privada (PPP) de 35 anos, que prevê investimentos de R$ 113 milhões para modernização e requalificação da infraestrutura. Mas, pelo menos por enquanto, a estratégia de vocação comercial está sendo estudada apenas para os terminais, já que as estações de BRT seguem sem refrigeração, inseguras e muitas sem operação.


TERMINAIS COMO ESPAÇOS DE CONVENIÊNCIA DOS PASSAGEIROS
A empresa contratada para encarar o desafio – já que, até o início da gestão privada, os TIs sempre foram vistos como redutos de insegurança, desconforto, vandalismo e sujeira – foi a LMS Gestão de Empreendimentos, que terá a missão de requalificar as estruturas dos terminais e estações do Grande Recife.
A atuação da LMS compreende um levantamento técnico dos pontos comerciais existentes, a identificação de novos espaços com potencial de exploração e a proposição de soluções para melhorar o uso desses ambientes. Em paralelo, a empresa já iniciou a prospecção e formalização de novas operações comerciais, com o objetivo de valorizar os terminais como espaços de serviço e conveniência para a população.
“A Nova Mobi já tem uma pesquisa inicial com o perfil de cada terminal, o que será fundamental para a LMS indicar o mix adequado de operações. A meta é trazer operações que sejam desejadas pelo passageiro, proporcionando conveniência e comodidade, principalmente na volta para casa, para que não precise parar em outro lugar, por exemplo”, explica Eduardo Lemos, CEO da LMS.
Entre os serviços e produtos que podem ser implantados nos TIs estão padarias, pequenas compras, minimercados, academias e lotéricas, adaptados ao perfil de renda e às necessidades dos usuários dos espaços, sejam ou não passageiros. “Alguns terminais com bom adensamento no entorno, inclusive, podem até abrigar academias, facilitando o acesso também para a comunidade local”, diz Eduardo Lemos.
TERMINAIS INTEGRADOS COMO ESPAÇOS DE CONEXÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Embora os terminais sejam espaços de passagem, também representam pontos de conexão entre mobilidade, economia e vida cotidiana. Essa é a leitura que vai predominar no diagnóstico, que deverá ser concluído em até cinco meses. “O desafio é harmonizar o uso comercial com a dinâmica real de cada local, organizando o comércio de forma mais eficiente, segura e acessível”, explica Eduardo Lemos.
A proposta é ir além da simples ocupação dos espaços dos TIs, buscando desenvolver um modelo comercial sustentável para empreendedores, gestão pública e população. Algumas cidades brasileiras, com destaque principalmente para São Paulo (SP), mas também Belo Horizonte (MG) e outras, já transformaram os terminais de ônibus em verdadeiros complexos de atração de demanda, mudando completamente a funcionalidade dos espaços.
Leia todo o texto no link: https://jc.uol.com.br/colunas/mobilidade/2025/08/28/terminais-integrados-depois-da-gestao-privada-tis-pretendem-virar-centros-de-servicos-para-atrair-demanda-de-passageiros-no-grande-recife.html
