BRT Sorocaba alcança 87,7% de aprovação no tempo de viagem e confirma excelência no transporte público

O sistema BRT Sorocaba, operado pelo consórcio formado pela CS Brasil e o Grupo MobiBrasil, se consolidou como um modelo de eficiência na mobilidade urbana, de acordo com a 5ª edição de sua pesquisa anual “A Jornada do Passageiro”. O levantamento mais recente revela que 87,7% dos usuários estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o tempo de viagem oferecido, o que representa um crescimento de 10% na aprovação em comparação com o ano anterior.
Em cinco anos de operação, iniciada em 2020, o sistema já transportou mais de 80 milhões de pessoas. O índice de satisfação geral do sistema atingiu 84,4% dos passageiros, um aumento de 7,2% em relação ao ano passado.
INFORMAÇÃO E SEGURANÇA SE DESTACAM
A pesquisa, conduzida pela Prompt Consultoria em parceria com o aplicativo Cittamobi, avaliou 22 atributos essenciais da experiência do usuário. Foram ouvidos 863 passageiros, sendo a amostra composta por 54,9% de mulheres e 43,6% de homens que utilizam o transporte coletivo diariamente.
A clareza das informações sobre linhas e horários registrou um avanço notável, atingindo 85,1% de satisfação, o que representa um salto de 21,6% em relação a 2024.
Outro pilar de avaliação, a segurança, também apresentou melhora na percepção dos passageiros. A satisfação com a segurança nos ônibus chegou a 83,9%, um incremento de 5% em relação à pesquisa anterior.
Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba, atribui a sensação de segurança ao circuito de câmeras inteligentes que monitora toda a movimentação, ajudando a inibir situações de vulnerabilidade. Sobre os resultados gerais, Andere afirmou que o retorno do público confirma a eficácia da prática de melhoria contínua da empresa.
MOTORISTAS E INFRAESTRUTURA BEM AVALIADOS
Nesta edição, a pesquisa expandiu sua análise para incluir novos atributos, como o desempenho dos profissionais. A avaliação da condução dos motoristas foi um dos pontos altos, com 91,2% de aprovação para a condução segura, mesmo índice alcançado pelo atendimento às solicitações de embarque e desembarque. A postura de respeito e cortesia dos profissionais foi bem avaliada por 91% dos participantes.
Outros indicadores positivos incluem:
- Manutenção da infraestrutura: considerada satisfatória por 86,7% dos passageiros.
- Limpeza das estações: 84,9% de aprovação.
- Conforto da infraestrutura: aprovado por 81,9% dos entrevistados.
- Limpeza dos veículos: 80,2% de aprovação.
- Tempo de espera: atingiu a aprovação de mais de 72% dos usuários, com satisfação elevada em 7,9%.
ENTENDA COMO FOI FEITA A PESQUISA
A pesquisa “A Jornada do Passageiro” foi realizada entre 15 e 30 de setembro de 2025. A metodologia foi dividida em duas etapas: uma quantitativa, por meio de enquete eletrônica no aplicativo Cittamobi, e uma qualitativa, com entrevistas presenciais em terminais, estações e dentro dos ônibus.
A Concessionária BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas CS Brasil e a Terra Transportes e Participações S.A (Grupo MobiBrasil). A empresa é responsável pela implantação, operação e manutenção do novo sistema de transporte coletivo urbano de Sorocaba, interior de São Paulo.
Pioneira na realização de empreendimento com concessão de transporte coletivo para construção e operação no Brasil, a companhia emprega 600 colaboradores diretos.
